fbpx
Início » 7 maravilhas das Dolomitas que tem (mesmo!) de visitar em Itália

7 maravilhas das Dolomitas que tem (mesmo!) de visitar em Itália

por Joana Trindade
Roteiro para visitar as Dolomitas em Itália

Visitar as Dolomitas em Itália é um dos sonhos da maior parte das pessoas que gosta de viajar para locais naturais e não é difícil perceber porquê. A Itália é um dos países mais ricos no que diz respeito à cultura, à gastronomia, ao vinho, à arte, e à arquitetura. Como faz fronteira com países como França, Suíça e Áustria, sofre influências de todos eles, tornando o país muito valorizado também geograficamente.

A lista dos lugares mais bonitos para visitar em Itália é longa. Muito longa. E, acredite, vai muito além de cidades como Roma, Veneza e Milão (não desfazendo da sua beleza!).

Estas montanhas dos Alpes contam com as maravilhas naturais mais sublimes de todo o país, onde vai encontrar poucas aglomerações, para que não tenha dúvidas e siga já viagem.

Visitar as Dolomitas em Itália

As Dolomitas são uma cadeia montanhosa dos Alpes italianos e encontram-se próximas da fronteira com a Áustria. Têm uma área de 15,942 km² recheada de beleza e parques naturais.

Quando visitar as Dolomitas no norte de Itália prepare-se para cenários montanhosos ofuscantes e lagos de cores que não parecem reais.

Todas as estações do ano são muito vincadas e os cenários mudam inacreditavelmente consoante o mês em que as visita. No entanto, deverá sempre evitar o pico de Inverno, dado que muitas estradas estão cortadas devido à neve e os lagos encontram-se congelados.

Para desfrutar de todo o esplendor destes locais, a melhor altura para as visitar é entre Maio e Outubro.

Como chegar às Dolomitas

Não existe nenhum aeroporto nestas montanhas, mas existem vários através dos quais pode chegar. Mostramos-lhe aqui os principais aeroportos para as visitar e a duração de uma viagem de carro desses aeroportos até às três principais cidades.

  • Milão (Aeroporto Malpensa ou Bergamo)| 4 horas para Bolzano e Ortisei, 5 horas para Cortina d’Ampezzo
  • Veneza (Aeroportos Marco Polo ou Treviso) | 3 horas para Bolzano e Ortisei, 2 horas para Cortina d’Ampezzo
  • Verona (Aeroporto Valerio Catullo) | 2 horas de viagem para Bolzano, 3 horas para Cortina d’Ampezzo e Ortisei
  • Bolonha (Aeroporto Guglielmo Marconi) | 3 horas para Bolzano, Ortisei e Cortina d’Ampezzo
  • Innsbruck (na Áustria) | 1,5 horas para Bolzano e Ortisei, 3 horas para Cortina d’Ampezzo

Onde ficar nas Dolomitas

Existem várias formas de visitar este local e, por isso, damos-lhe aqui as opções que consideramos mais viáveis:

Visitar Dolomitas de carro

Opção 1:

Vá de avião até um dos aeroportos que referimos acima e alugue um carro. Pernoite numa destas cidades: Bolzano, Ortisei e Cortina d’Ampezzo, que são excelentes pontos de partida para conhecer os melhores lugares das Dolomitas.

Para saber qual destas pequenas cidades é a ideal para o seu roteiro, é melhor decidir primeiro quais os pontos de interesse que quer visitar. Só depois é que vê qual a cidade mais estratégica para gastar menos tempo em viagens.

Opção 2:

Pode ficar hospedado em Verona, Veneza, Milão ou Bolonha em Itália ou mesmo em Innsbruck na Áustria. A partir destas cidades saem diariamente excursões para as montanhas. Pode fazer mais do que uma para visitar os melhores pontos desta cordilheira.

A vantagem é que não se tem de preocupar nem com transporte nem com a organização da viagem. Só tem de decidir quais os destinos em que tem mais interesse.

 

Veja abaixo algumas das melhores excursões às Dolomitas.

Alpe di Siusi

Este é “só” o maior planalto da Europa. Parece um local completamente diferente dependendo da estação em que o visita. E independentemente da que escolha para o visitar, vai encontrar uma beleza irrepetível, sempre com imensas atividades para realizar.

Tire alguns dias para aproveitar o Alpe di Siusi ao máximo e fique hospedado num dos melhores alojamentos da zona.

ALPE DI SUISI Dolomites Italy

Val di Gardena

A paisagem deste paraíso fala por si, com fenómenos naturais notáveis que apenas podem ser experienciados aqui. Disfrute desde os incríveis contrastes do Val di Gardena na Primavera até à variedade de flores que brotam ao longo do vale durante o início do Verão.

A partir de meados de Setembro, o céu fica limpo e a Natureza entra em paz. É neste momento que se observa no Val di Gardena um dos fenómenos naturais mais espantosos que pode imaginar, as “Dolomitas em Chamas”.

As agulhas das árvores mudam de verdes para amarelas e, em seguida, para um laranja brilhante, vermelho e castanho. Ao mesmo tempo, uma luz solar peculiar e penetrante faz com que as Dolomitas pareçam admiravelmente vermelhas.

Fotógrafos e observadores da Natureza visitam este vale nesta altura do ano e ficam verdadeiramente hipnotizados com este espectro de cores. O mesmo irá acontecer consigo.

Burning Dolomites in Italy

Lago Sorapiss

Este lago é um segredo das Dolomitas que apenas pode ser atingido numa caminhada de cerca de 5 Km.

A cor turquesa tão forte deste lago deve-se ao degelo dos Alpes. É, sem sombra de dúvidas, uma visão impressionante. Parece demasiado bonito para ser real.

Deste lago pode seguir diretamente para o Lago Misurina que fica a cerca de 5 minutos de carro.

Lago Sorapiss Dolomitas em Itália

Lago Misurina

As características climáticas na zona envolvente deste lago natural fazem com que o ar seja excecionalmente puro e, por isso, particularmente benéfico para pessoas com problemas respiratórios.

 Nos bancos estrategicamente colocados nas margens deste lago consegue sentar-se e apreciar a Natureza. Desde o espelho de água provocado pelo lago às montanhas em background, como o famoso Tre Cime (Três Picos) di Lavaredo.

Lago de Misurina nas Dolomitas em Itália

Tre Cime di Lavaredo

São três montanhas pontiagudas no coração dos Alpes e representam as mais icónicas caminhadas que pode fazer nesta cordilheira. Desnecessário será dizer que são rodeadas por paisagens deslumbrantes e merecedoras de fotografias para o Instagram.

Esta caminhada é fácil de se fazer e é até aconselhável para famílias com crianças. É uma volta de cerca de 10 km em terreno praticamente plano que se fazem em pouco mais de três horas.

Tre Cime, Tres Picos, Tres Cumes di Lavaredo nas Dolomitas

Lago di Braies

Atrai turistas de todo o mundo devido ao cenário natural e montanhoso em que se encontra imerso. Um lago que reflete um verde-azulado característico de toda a sua envolvente.

Garantimos que qualquer momento neste local vai ser mágico.

Lago di Braies Dolomitas

Lago Della Baste

Mais um pequeno oásis perdido no meio das montanhas. Está localizado bem perto da cidade Cortina D’Ampezzo e, como o acesso a ele não é muito fácil, é muito provável que o tenha só para si.

Para conseguir chegar a este refúgio na Natureza deve encaminhar-se de carro a Forcella Giau. Quando chegar vai visualizar, de longe, uma vista espantosa sob o lago.

Logo à sua direita há um caminho estreito de terra batida, por onde tem de seguir para chegar ao seu destino. Aproveite as incríveis vistas da montanha durante o caminho e siga as indicações para não se perder. O caminho de terra estende-se por pouco mais de 3Km, com altos e baixos e algumas passagens bastante estreitas. Percorrê-lo exige algum treino e atenção.

O silêncio e a paz que encontra neste lugar vão deslumbrá-lo!

Lago della Baste nas Dolomitas em Itália

Em locais como estes que lhe apresentamos, respeitar a Natureza e viajar responsavelmente é imperioso. Mas, muitas vezes, a vontade de tirar fotografias é superior a essa consideração pelo ambiente.

Se está a ler este artigo, neste blog que celebra a Natureza e os espaços outdoor, acreditamos que não irá priorizar as suas fotografias, os seus seguidores nem a sua experiência, à preservação da beleza e do ambiente.

Acreditamos que irá viajar com respeito e sem deixar rastos.

Diga-nos o que achou destes locais e quais tem mais curiosidade em conhecer!

Também poderá gostar

Escrever um comentário